miércoles, 2 de octubre de 2013

"CONTRIBUIÇÕES PARA A REFLEXÃO DOS SABERES E FAZERES EDUCACIONAIS NO
AMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA –
PIBID"

https://docs.google.com/file/d/0B_IuEakR7Q8KTzZnRnlGV01INk0/edit?usp=sharing



1 comentario:

  1. Primeiramente gostaria de parabenizar os acadêmicos Gabriel Rezende e Ulises Magdalena pelo trabalho e empenho nas atividades do Pibid, programa necessário para o desenvolvimento e reflexão da prática docente no Brasil. No entanto, é necessário levantar um ponto a ser debatido: a inexistência - particularmente desconheço – da atuação de programas como o Pibid, voltados para a Educação do Campo. É notório que a sociedade brasileira possui elevada taxa de urbanização, mas considerando-se que possuímos um enorme contingente de pessoas vivendo no meio rural; e que muitos municípios brasileiros (mesmo contando com o status de urbano) tem sua economia e práticas sociais e culturais vinculadas ao campo, é emergente que estes programas estendam sua atuação às escolas do meio rural.
    A formação de professores deve contemplar essas instituições. A reflexão sobre a prática docente no meio rural no Brasil é deixada de lado em favor de uma educação sob a ótica urbana, o que contribui, e muito, para a fetichização da urbe. Oportunizar aos novos professores consistência teórica e metodológica para atuar em áreas rurais, indígenas e quilombolas é necessário, pois a Educação do Campo é um direto do habitantes das áreas rurais, além de uma questão de demografia, segurança alimentar e resistência ao modelo agroexportador.

    Até breve.
    Christiano Correa Teixeira
    Mestrando em Geografia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Christiano.teixeira@ufrgs.br

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