“EDUCAÇÃO
GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o Projeto Nós Propomos! no Distrito
Federal/Brasil”
Autor:
Hugo de Carvalho Sobrinho
Esta tese faz
parte dos estudos brasileiros sobre as ações e atividades da Rede
Iberoamericana do Projeto Nós Propomos! realizada no Distrito Federal/Brasil, orientada
pela professora Dr. Cristina Maria Costa. A tese defende a ideia de que: as
práticas pedagógicas em Geografia, implementadas pelo Projeto Nós Propomos! no
Distrito Federal, constroem, fortalecem e (re) significam a cidadania dos
estudantes.
Assim, em
busca dessa defesa e da superação de práticas tradicional no contexto do Ensino
de Geografia é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de estudo da tese foi
pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania
territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que
promova a relação entre universidade, escola e comunidade. O objetivo foi analisar
as práticas pedagógicas em Geografia na construção e/ou fortalecimento da
cidadania, por meio do Projeto Nós Propomos!, no Distrito Federal.
As
reflexões teóricas apontaram a dinamicidade contemporânea e as possibilidades
de se pensar o mundo e o lugar por meio da Educação Geográfica, sendo a
formação para a cidadania sua centralidade. Os resultados obtidos assinalaram,
ainda, que os professores da Educação Básica que executam o Projeto se
relacionam, no exercício de suas atividades pedagógicas, com a universidade em
seus processos de formação continuada. Foi detectado que Projeto contribui para
a superação do distanciamento entre universidade-escola-comunidade. No contexto
das análises das atividades realizadas pelos estudantes, notou-se criticidade,
autonomia e protagonismo ao construírem/fortalecerem perspectivas da cidadania
ativa.
Nesse
sentido, é preciso evidenciar que a apresentação e análise do Projeto, no
contexto espacial do Distrito Federal, contribui para que outros projetos e
atividades contemplem a autonomia, a crítica, a proposição, a reflexão e possam
fazer parte da cultura escolar ao colaborarem com a formação para a cidadania
ativa no estabelecimento de ações e de atitudes coletivas na educação, em
geral, e na Educação Geográfica, em particular, já que a formação e a educação
para a cidadania são pautas essenciais no mundo contemporâneo e, com isso, que
as indagações, as reflexões e as defesas propostas nesta tese sejam caminhares
que se agreguem/agregarão a outros no intuito de pensar o lugar e a formação
cidadã como possibilidades de transformação social (CARVALHO SOBRINHO, 2021).
TESE - livre acesso em:
https://repositorio.unb.br/handle/10482/42928
Muito obrigado por anunciarem para a Iberoamérica a minha tese defendida em 2021 na Universidade de Brasília/Brasil. O tema tem relação direta com o Projeto Nós Propomos! Convido a todas e todos a leitura!
ResponderEliminarRecomendo
ResponderEliminarExcelente tese, contribuição significativa no âmbito da educação geográfica.
ResponderEliminarObrigado, amigo!
EliminarRecomendo a tese do Dr. Hugo, excelente contribuição para a educação geográfica.
ResponderEliminarMuito obrigado, Daniel.
EliminarParabéns, Hugo. Espero que sigas tu línea de investigación a partir de este paso importante que es la tesis. Saludo cordial
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