jueves, 6 de septiembre de 2012

LIVROS DIDÁTICOS DE GEOGRAFIA

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2 comentarios:

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  2. Boa tarde a todos!
    Estava lendo e refletindo sobre o que está posto nesse trabalho e que fazem parte do contexto histórico do PNLD ao que tange as avaliações na área de Geografia.
    Alguns pontos chamaram a minha modesta atenção.
    Primeiro, os professores que puxam a avaliação de coordenação de área ficou concentrado em um único centro universitário por tempo demasiadamente grande para uma sociedade que vive num tempo-espaço em rápida transformação e não pode ficar amarrada em um único ponto de vista de um grupo seleto de professores.
    Os livros didáticos são uma forma poderosa de se comunicação do nosso século, por serem distribuídos por todo território nacional se configuram como um disseminador importante de ideias...ideias estas que vem intricadas nos livros didáticos carregados de estereótipos...a África sempre atrasada e Europa desenvolvida, ou os negros sempre em fotografias com aparência “triste” ou em situações degradantes e o homem branco europeu rodeado de tecnologias, por exemplo. Os livros didáticos são parte integral da vida escolar, então sua seleção deve estar cercada de cuidados e não pode trazer erros visíveis – que até mesmo se repetem de um seleção a outra – como aparece na página 08 do trabalho acima.
    Outro ponto que chama atenção são os docentes que coordenaram a área de Geografia de 1999 até o momento. Não estou aqui para julgar a capacidade dos professores selecionados, já que temos renomados professores, reconhecidos nacionalmente e mesmo em âmbito internacional.
    Os professores (as) Manoel Correa de Andrade, Maria Encarnação Beltrão Sposito, Antonio Nivaldo Hespanhol, Eliseu Sáverio Sposito e Álvaro Luiz Heidrich abarcam uma coincidência clara, nenhum trabalha em uma linha de pesquisa em ensino!!! São renomados nas áreas de Geografia Urbana e Econômica, Desenvolvimento Rural e Questões Territoriais, mas nenhum expoente em Ensino de Geografia coordenou ou coordena o processo de seleção...um mistério!
    Não que esse problema de área de pesquisa fosse resolver os erros encontrados nos livros didáticos, mas não chega a nós todos um certo grau de estranheza que algo tão importante para a educação básica como é o livro didático, que querendo ou não é um formador de opinião dos alunos e até mesmo dos professores, seja avaliado por aqueles que não têm no cerne de preocupação em suas pesquisas a própria questão educacional?
    Quero apresentar certas reflexões – de homens simples que somos – para que pensemos!!! O PNLD é um programa que consome muitos recursos públicos, e, que abarca em sua estrutura uma importância demasiadamente grande por sua grande extensão de atuação, por isso mesmo ele deve ser pensado e discutido por nós professores e pesquisadores para que chegue aos nossos alunos um material cada vez de maior qualidade.

    Agradeço a atenção de todos que se dispuseram a ler este simplório comentário e fico aberto a discussões.

    Leonardo Pinto dos Santos e-mail: leonardoufsm@hotmail.com

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