miércoles, 8 de enero de 2014

Las TIC y la didáctica de las ciencias sociales

A continuación damos cuenta del resumen del Trabajo Fin de Máster de la Investigación del profesor Diego Sobrino, una de las personas que con más rigor y eficacia está trabajando en el campo de la didáctica de las ciencias sociales y las Tecnología de la Información y Comunicación (TIC). 

https://drive.google.com/file/d/0B_IuEakR7Q8KOFNKQVhXX0E1bU0/edit?usp=sharing


Podéis encontrar más información sobre este autor y sus trabajos en:

http://diegosobrino.wordpress.com/ 

2 comentarios:

  1. Me parece un TFM muy interesante y bastante de actualidad, ya que hay que replantearse la didáctica de las Ciencias Sociales, Historia, Geografía y la Historia del Arte, ya que están atravesando una crisis a la hora de impartirse (si no es que están en crisis desde el primer momento). Este trabajo hace una síntesis muy clara de cómo aquellos profesores que verdaderamente quieren mostrar unas ciertas competencias a sus alumnos, intentan ponerse al día con las nuevas tecnologías, las llamadas TIC, que le son mucho más familiares a los jóvenes de hoy en día.

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  2. Victória Sabbado Menezes6 de noviembre de 2014, 4:07

    Este trabalho é extremamente importante para os que se dedicam às discussões relacionadas ao Ensino de Geografia, pois apresenta uma preocupação com as vantagens e desvantagens que o uso de blogs em sala de aula pode provocar tanto para os alunos quanto para os professores que os utilizam em suas práticas pedagógicas. Desse modo, ressalta-se que esta pesquisa busca verificar como os blogs interferem no processo de aprendizagem dos educandos, mas também como os professores trabalham com esta TIC, os motivos pelos quais as utilizam e o quanto contribuem para a satisfação pessoal e profissional destes educadores.
    Alguns pontos que chamaram atenção no que diz respeito aos resultados obtidos: a questão de gênero expressa nos dados de que a grande maioria dos blogs de Geografia e História são desenvolvidos por homens; o fato de que tanto professores jovens quanto os mais experientes utilizam os blogs na sua ação pedagógica; a presença forte dos blogs no processo educativo e as consequências positivas que acarretam na formação dos alunos e sua motivação durante as aulas, assim como a visão otimista manifestada pela maioria dos docentes acerca de seu trabalho com os blogs.
    Desse modo, partindo do pressuposto de que as TICs constituem uma alternativa profícua de serem aplicadas no processo educativo, é preciso refletir acerca da necessidade de um aumento do número de blogs relacionados à área da Geografia e da garantia de uma formação específica em TICs para os professores. Portanto, esta pesquisa fornece relevantes contribuições e permite com que esta temática referente às TICs também possa ser (re)pensada no contexto educacional brasileiro.

    Atenciosamente,
    Victória Sabbado Menezes
    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de Ensino de Geografia.

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