lunes, 19 de septiembre de 2022

LEITURAS COMPARTILHADAS (7)

“EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA E FORMAÇÃO CIDADÃ: o Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal/Brasil”

Autor: Hugo de Carvalho Sobrinho

Esta tese faz parte dos estudos brasileiros sobre as ações e atividades da Rede Iberoamericana do Projeto Nós Propomos! realizada no Distrito Federal/Brasil, orientada pela professora Dr. Cristina Maria Costa. A tese defende a ideia de que: as práticas pedagógicas em Geografia, implementadas pelo Projeto Nós Propomos! no Distrito Federal, constroem, fortalecem e (re) significam a cidadania dos estudantes.

Assim, em busca dessa defesa e da superação de práticas tradicional no contexto do Ensino de Geografia é que o Projeto Nós Propomos!, objeto de estudo da tese foi pensado e sistematizado. Seu objetivo é promover uma efetiva cidadania territorial local, em uma perspectiva de governança e de sustentabilidade que promova a relação entre universidade, escola e comunidade. O objetivo foi analisar as práticas pedagógicas em Geografia na construção e/ou fortalecimento da cidadania, por meio do Projeto Nós Propomos!, no Distrito Federal.

As reflexões teóricas apontaram a dinamicidade contemporânea e as possibilidades de se pensar o mundo e o lugar por meio da Educação Geográfica, sendo a formação para a cidadania sua centralidade. Os resultados obtidos assinalaram, ainda, que os professores da Educação Básica que executam o Projeto se relacionam, no exercício de suas atividades pedagógicas, com a universidade em seus processos de formação continuada. Foi detectado que Projeto contribui para a superação do distanciamento entre universidade-escola-comunidade. No contexto das análises das atividades realizadas pelos estudantes, notou-se criticidade, autonomia e protagonismo ao construírem/fortalecerem perspectivas da cidadania ativa.

Nesse sentido, é preciso evidenciar que a apresentação e análise do Projeto, no contexto espacial do Distrito Federal, contribui para que outros projetos e atividades contemplem a autonomia, a crítica, a proposição, a reflexão e possam fazer parte da cultura escolar ao colaborarem com a formação para a cidadania ativa no estabelecimento de ações e de atitudes coletivas na educação, em geral, e na Educação Geográfica, em particular, já que a formação e a educação para a cidadania são pautas essenciais no mundo contemporâneo e, com isso, que as indagações, as reflexões e as defesas propostas nesta tese sejam caminhares que se agreguem/agregarão a outros no intuito de pensar o lugar e a formação cidadã como possibilidades de transformação social (CARVALHO SOBRINHO, 2021).

 

TESE - livre acesso em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/42928

7 comentarios:

  1. Muito obrigado por anunciarem para a Iberoamérica a minha tese defendida em 2021 na Universidade de Brasília/Brasil. O tema tem relação direta com o Projeto Nós Propomos! Convido a todas e todos a leitura!

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  2. ROSINALDO BARBOSA DA SILVA19 de septiembre de 2022, 8:40

    Excelente tese, contribuição significativa no âmbito da educação geográfica.

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  3. Recomendo a tese do Dr. Hugo, excelente contribuição para a educação geográfica.

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  4. Parabéns, Hugo. Espero que sigas tu línea de investigación a partir de este paso importante que es la tesis. Saludo cordial

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